quinta-feira, 31 de maio de 2012

Análise do grupo

            O objetivo desse trabalho é discutir e analisar a importância das creches na formação dos cidadãos, considerando que a base da sociedade é a educação e que deve ser fomentada e incentivada pelo Estado.
            A atual situação das creches no DF é de precariedade. A insuficiência no número de creches públicas de qualidade não consegue atender a demanda social, que é um direito garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
            Como base teórica de nossa análise, utilizaremos o modelo Incrementalista no qual a ação de políticas públicas é uma reestruturação de ações realizadas anteriormente que necessitam de reparo ou que foram negligenciadas, ou seja, liga-se à micro-política e à busca de soluções para problemas mais imediatos.
            Identificamos na nossa análise que a quantidade hoje existente de creches públicas não consegue atender a grande parte da população, principalmente as carentes. Além de ser um direito fundamental para o desenvolvimento da criança que o Estado deveria oferecer, atinge também a questão da autonomia da mulher trabalhadora.
            A grande maioria das creches que funcionam atualmente no DF e entorno dependem essencialmente de doações e da boa vontade de cidadãos. A visão Incrementalista sugere que o governo definirá suas prioridades que serão atendidas independente da necessidade do problema e da pressão dos outros atores (visíveis e invisíveis).
            A presidenta Dilma Rousseff lançou recentemente o Programa de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, um formato de política social que abrange a construção de 1.512 creches em municípios. A prioridade é ter creches em todas as regiões do Brasil, principalmente nas mais pobres. O Governo Federal promete repassar às Prefeituras, de forma imediata, os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. A meta do governo é construir 6 mil creches até 2014.

        Observa-se que nas campanhas políticas a expectativa sempre excede à realidade e que os números fazem parte das plataformas eleitorais. A busca da solução não está somente na construção das creches em si que envolvem o espaço físico e a verba, questões essenciais. De acordo com a nossa pesquisa analítica, concluímos que a grande dificuldade do funcionamento dessas creches encontra-se na manutenção das mesmas.
        Os requisitos básicos para o funcionamento eficaz de uma instituição que atende crianças diariamente envolve desde a contratação de profissionais qualificados a um bom gerenciamento dos recursos destinados à manutenção do espaço (água e luz), o fornecimento de materiais para o desenvolvimento de atividades e fundamentalmente do abastecimento dos provimentos necessários para as refeições básicas dessas crianças atendidas.
            No presente momento o grupo realiza uma pesquisa acerca do funcionamento de algumas creches do DF, assim como as políticas públicas adotadas neste governo.

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Dialuana e faço parte da UNIVAL (http://uniaovoluntaria.blogspot.com.br/).

    No trabalho de natal iríamos doar brinquedos para crianças num bairro carente do Valparaíso/GO que se chama Pacaembu. Só que no dia do nosso trabalho tinha um outro grupo entregando brinquedos. Então decidimos doar esses brinquedos em uma outra ocasião.

    A nossa intenção é doar em uma creche pública! Você pode nos ajudar a indicar uma creche pública?

    Meu e-mail é dialuana.larissa@gmail.com

    Grata.

    Dialuana

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Flávia.
    Bom preciso de ajuda, achei o seu Blog fazendo uma pesquisa na internet a procura de endereços de Creches Públicas no Plano Piloto, porém sem sucesso. Sabe onde posso conseguir essa lista com endereços e contato? Já entrei no site da Secretaria de Educação que não funciona de jeito nenhum. Estou precisando com urgência.

    Caso possa me ajudar entre em contato comigo através do e-mail: zucrilhos@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir